Férias no Algarve

O Algarve, é conhecido pelo sol que brilha durante todo o ano, as praias paradisíacas, as piscinas e os mergulhos, para além dos bares e das noites animadas. As praias do Algarve, de excelente qualidade, com um mar de vários tons de azul convidam a umas ferias inesquecíveis.

O Algarve é popular pela sua herança da cultura algarvia, os cenários verdes da natureza e não nos podemos esquecer da ria Formosa, do peixe e do marisco, dos spas e das termas de Monchique.

Acredite ou não, o Algarve não é só praia, tem também serra e cultura, onde se vive em harmonia com a natureza e se mantêm as tradições.

 

No Algarve podemos encontrar:

Portimão e Albufeira, duas cidades cheias de animação, quer de dia, quer de noite.
Lagos, que foi marcado pela época dos Descobrimentos.
Faro, que é a porta de entrada para a região
Tavira que nada mais é que uma montra da arquitetura tradicional.

Não nos podemos esquecer Loulé, que guarda alguns dos sítios mais conhecidos do Algarve, como Vilamoura ou Quarteira.

São estes os destinos a conhecer em pormenor. O que fazer e o que visitar no Algarve, quais são os pontos de interesse e quais as melhores praias.

Fica aqui ainda o convite para conhecer os melhores hotéis, neste pequeno guia, que tem como único objetivo dar a conhecer o melhor da região do Algarve.

 

ALBUFEIRA

Albufeira é conhecida pelo mar, pelas praias famosas, pelas suas falésias e as muitas tonalidades das suas rochas. É a típica cidade turística, onde durante o dia aproveitam o bom tempo, mas à noite são os bares, restaurantes e as discotecas que iluminam a noite.

Se de um lado temos mar, areia macia um pouco mais para dentro temos amendoeiras, figueiras, pinheiros e laranjeiras. O rendilhado tipico das chaminés destacam-se do vermelho dos telhados.

Assim em Albufeira encontramos desde um centro histórico incrível, com pontos de interesse como a Torre do Relógio ou as várias igrejas, como a de S. Sebastião ou a de Sant’Ana. Não esquecer do zoomarine, como os seus golfinhos, focas, leões marinhos que fazem as delicias quer de miúdos e graúdos.

E não podemos esquecer-nos das maravilhosas praias de Albufeira, como a Praia dos Pescadores, que é a mais popular e conhecida, a Praia de Santa Eulália ou até mesmo a praia da Falésia.

 

PORTIMÃO

Algarve para para férias é sinonimo de sol e praia, mas, Portimão tem muito mais para oferecer.

A Beleza natural da Ria de Alvor, o encanto dos campos cultivados, das colinas cobertas de pinheiros e flores silvestres. As ruas estreitas do velho bairro dos pescadores, já para não falar na vela, no windsurf, do esqui aquático ou até do mergulho.

Portimão oferece, praias, Museu e até um dos mais importantes sítios arqueológicos do país. Mas para quem é amante de praias, Portimão tem a oferecer uma das mais famosas praias do país, a Praia da Rocha ou a praia do Alvor par os amantes de atividades aquáticas.

 

OLHÃO

A cidade de Olhão consegue ser uma optima surpresa para quem vai lá pela primeira vez. É o maior porto do Algarve e uma cidade de pescadores toda animada, para além de ter algumas das paisagens mais encantadoras da região e algumas das melhores praias. Hoje, juntamente com a pesca de cariz artesanal, a restauração, o comercio e o turismo são as atividades económicas principais.

Olhão consegue ser uma cidade que é uma mistura de cenários e sons que evidenciam a vida no mar. E a uma pequena distância de barco encontram-se os tesouros naturais de Olhão, como a magnifica Reserva da Ria Formosa e as longas praias imaculadas das ilhas da Culatra e de Armona.

As principais praias dignas para belos momentos de descanso temos a Praia da Armona, Ilha da Armona, e a Praia dos Cavacos.

 

ALVOR

Alvor é uma terra de tradições marítimas e piscatórias, com profundas crenças religiosas, assinaladas pela Igreja Matriz, donde se destaca o seu pórtico principal de grande riqueza decorativa. Hoje, juntamente com a pesca de cariz artesanal, a restauração, o comercio e o turismo são as atividades económicas principais.

Alvor também é conhecida pelas suas praias e pela sua aldeia piscatória junto à foz do rio. Mas também tem mais coisas para se ver, como por exemplo o castelo de Alvor ou das ruínas do Forte de Alvor.